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quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O ENSINO DO CANTE ALENTEJANO

Com a proposta de classificação do Cante Alentejano a Património Cultural da Humanidade, urge responder à importante questão. Como se perspectiva o Cante no futuro?
Esta é uma questão que muitos têm vindo a colocaram nos últimos anos. E a resposta poderá estar aqui.
Pedro Mestre, que desde sempre integrou grupos corais movido por um genuíno interesse acreditou que a resposta está nos jovens, eles são a força motriz capaz de garantir o futuro do cante.
Levar a cabo esse propósito e dar a conhecer o cante às gerações mais jovens, era o caminho a percorrer. E se à muito a ideia de levar para as escolas o cante  vinha a ser idealizada por Pedro Mestre, foi num Colóquio sobre música tradicional  realizado em Almodôvar e promovido pela Associação os Malteses no final de 2006, que ele foi debatido em público pela primeira vez.
A ideia agradou de imediato ao executivo do Município de Almodôvar, mas faltava a legislação que torna-se viável, o ensino do Cante como disciplina extra-curricular, no primeiro ciclo do ensino básico. Foi em janeiro de 2007 que se reuniram as condições para dar inicio a este ambicioso projecto.
Despertar o gosto pelo Cante, valorizar e divulgar a cultura e as tradições do Alentejo e sobretudo motivar as novas gerações para a preservação da música tradicional foram desde  o primeiro momento o seu principal objetivo. Pretendem formar-se não só  vozes para o Cante mas também novos públicos para aquele que é o ex-líbris da região.
A forte aceitação junto à comunidade,  ditou a continuidade do projecto no concelho de Almodôvar. Mas foi o cariz de inovação que o projeto aportou à salvaguarda desta manifestação do mais precioso património imaterial da região que o estendeu além das fronteiras do concelho de Almodôvar. No ano lectivo de 2009/2010 o projecto foi alargado aos concelhos de Serpa e Ourique.
A repercussão desta iniciativa na imprensa nacional motivou que outros projectos de ensino de cante tradicional alentejano em ambiente escolar fossem implementados por outros municípios e agrupamentos escolares.